Concurseiros interessados em ingressar na carreira policial podem se deparar com etapas trabalhosas e inusitadas, e todas de caráter eliminatório. A seguir, você conhecerá detalhes da investigação social e do exame toxicológico, etapas presentes em concursos da polícia federal e polícia militar. Se você quiser seguir carreira nessa área, terá que encarar esses testes.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Trata-se de uma investigação da vida pregressa do candidato, verificando a conduta ética e moral do futuro integrante da organização policial. Nesse momento, não há a formação de uma pontuação, pois o candidato é indicado ou contraindicado a assumir a função. A investigação é principalmente documental.

Em Pernambuco, o Centro de Inteligência Integrada da Secretaria de Defesa Social (SDS) fica responsável por essa investigação. Todos os candidatos que deixarem de informar registro de antecedentes ou qualquer pendência em órgãos policiais ou judiciais serão reprovados nessa fase. O candidato que for considerado inapto para exercer o cargo poderá recorrer junto às instituições que ficaram responsáveis pela investigação.

Você poderá ser considerado contraindicado se:

- houver sido condenado criminalmente;

- estiver respondendo a inquérito policial e/ou a processo penal;

- tiver sofrido punição por falta grave nos últimos doze meses ou estiver respondendo a processo disciplinar, caso seja servidor público.

 

EXAME TOXICOLÓGICO

Esse exame busca identificar se o candidato é usuário de drogas. É cobrado principalmente em seleções como a da polícia federal. Em Pernambuco, o CIAC é um dos responsáveis por esse exame da PF.

O exame toxicológico é feito geralmente através de análise de pelos, mas também pode ser feito com unhas ou pedaços do cabelo.

O exame pode constatar se o candidato consumiu algum tipo de droga num período de até três meses antes de o teste ser feito. O exame procura o vestígio das seguintes drogas: cocaína, maconha e derivados, anfetaminas e metafetaminas, ecstasy e opiáceos (como morfina, heroína e codeína).

Comments

comments